Matéria da semana do dia 26 à 06 de novembro
Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Copie ou cole o texto em seu caderno.
Ler e interpretar o texto.
Responder as questões (no caderno).
Entregar na próxima semana as questões.
Qualidade de vida das populações humanas
Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade.
Obesidade: Mais de um quinto da população brasileira é obesa, segundo um estudo da OCDE a proporção de obesos na população adulta brasileira Significa que dois em cada 10 brasileiros estão obesos. Entre as mulheres, a taxa de obesidade foi de 21%, e entre os homens, 19,5%. A obesidade tende a aumentar com a idade: para os jovens de 18 a 24 anos, a pesquisa indicou percentual de 8,7% e entre os adultos com 65 anos e mais, 20,9% .
É preciso comer menos, fazer atividade física regular, combater a obesidade e diminuir os riscos de problemas que o sobrepeso traz para saúde.
Câncer: Segundo o INCA Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer em 2020, estima Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde. Entre eles, 50,3% deverão ocorrer em homens e 49,7% em mulheres. A obesidade, por exemplo, é responsável por 30% dos casos da doença.
Aids: A Aids continua sendo um grande problema de saúde pública mundial, com uma carga de mais de 35 milhões de mortes até o momento. Em 2016, um milhão de pessoas morreram por causas relacionadas ao HIV em todo o mundo. Mais de 3 mil casos de Aids foram registrados e quase 400 gestantes foram infectadas pelo vírus HIV em 4 anos em Mato Grosso em 2019 .
O sexo seguro é o principal fator de proteção contra a Aids. Para que os índices da doença diminuam, é inevitável que a população se conscientize, Os soropositivos estão morrendo mais de doenças do coração do que de AIDS.
Diabetes: Um estudo recente, constatou que 11% dos brasileiros são diabéticos e que mais de 60% deles não sabem que têm a doença. "Pessoas que sofrem com o diabetes precisam se conscientizar que alimentação equilibrada, peso saudável e atividade física são a chave para o controle e prevenção da doença
Tabagismo: Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo. O número de fumantes varia entre 12,5 a 25,2% em pessoas acima dos 15 anos,...
As doenças que mais matam no Brasil
Corona vírus: Mata em menos de 6 meses mesmo número de brasileiro que o HIV em 9 anos. Covid-19 já é a maior causa de mortes no Brasil registrada em um ano. O Brasil alcançou a marca de 154,888 mil óbitos causados pelo Covid -19, O Brasil é o terceiro país com mais casos da doença, atrás dos Estados Unidos, e a Índia . 20/10/2020 18h10
Doenças cerebrovasculares: O principal exemplo de doença cerebrovascular é o derrame, que pode ser causado por uma interrupção de fluxo sanguíneo ou um sangramento local no cérebro.
Infarto agudo do miocárdio: O infarto, também conhecido como parada ou ataque cardíaco, acontece quando há necrose (morte do tecido) de parte do músculo do coração.
Pneumonia: A pneumonia é uma doença inflamatória do pulmão que traz sintomas como tosse, febre, dor no tórax e dificuldade para respirar. Pode ser adquirida por respiração, bactérias ou, em casos raros, via circulação sanguínea.
DOENÇAS PARASITÁRIAS
As doenças parasitárias são responsáveis por considerável morbidade e mortalidade em todo o mundo, e frequentemente estão presentes com sinais e sintomas não específicos entre outras, aquelas provocadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes.
A epidemia: acontece quando ocorre o aumento súbito de uma doença em uma população, se espalhando.
A endemia: ocorre quando uma doença se mantem praticamente constante numa determinada região. ( não se espalha )
A pandemia: acontece quando uma doença atinge mais de um continente, em uma onda epidêmica que pode se prolongar por vários anos. ( epidemias em grandes proporções). Exemplo: Covid Sards 19
O surto é um caso particular de epidemia, em quase os casos estão relacionados entre si.
Parasitas humanos são organismos que vivem em uma pessoa e obtêm nutrientes dessa pessoa (seu hospedeiro). Existem 3 tipos de parasitas:
Organismos unicelulares (protozoários, microsporídios)
Helmintos multicelulares (vermes)
Ectoparasitas como o da sarna e o piolho
Infecções parasitárias devido a protozoários e helmintos são responsáveis por taxas de morbidade e mortalidade consideráveis no mundo. São prevalentes na América Central, na América do Sul, na África e na Ásia. São muito menos comuns na Austrália, no Canadá, na Europa, no Japão, na Nova Zelândia e nos EUA. De longe, o maior impacto é nos residentes das regiões tropicais desfavorecidas com condições sanitárias precárias, porém infecções parasitárias são encontradas nos países industrializados, acometendo imigrantes e viajantes que retornam de regiões endêmicas e até mesmo residentes que não viajaram, em particular aqueles com aids ou outras doenças que causam imunodeficiência.
Parasitoses: o que são e como diagnosticar
Existem três classes principais de parasitas que podem causar doenças em humanos:
Giardíase. É uma infecção no intestino delgado, causado pela Giardia lamblia. ...
Tricomoníase. É uma doença venérea transmitida através do ato sexual. ...
Toxoplasmose. ...
Doença de Chagas. ...
Malária. ...
Teníase e Cisticercose. ...
Esquistossomose.
Responda:
1-O que são parasitoses como podemos diagnosticar?
2-Defina parasitas humano? Cite seus tipos.
3-O que são doenças parasitarias ?
4-Diferencie epidemia de pandemia?
5-Cite as doenças que mais matam no Brasil, explique 1 das doenças?
Nenhum comentário:
Postar um comentário