Escola Estadual Omar Donato Bassani
Professora Rosangela
Atividades 28/09 a 08/10/ 2020
Atividades semanas de estudo intensivo
Orientações:Acompanhar as aulas transmitidas pelo Centro de Mídia da Secretaria da Educação do estado de São Paulo.
Dúvidas ligar ou me chamar 947464622
Texto: Apelo gênero textual conto
Amanhã faz um mês, ah não, a senhora longe de casa. Primeiro dia, na verdade, não senti falta. Bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi a ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem do relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite pela primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: as pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor vazio até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, onde o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas aflições do dia? Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate---- meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? As suas violetas , na janela não poupei água e elas murcham . Não tenho botão na camisa. Calço meia furada. Que fim levou o saca rolha? Nem um de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros:bocas raivosas mastigando. Venha prá casa, Senhora, por favor.
TREVISAN, Dalton. "Mistérios de Curitiba"5° ed. Rio de Janeiro: Record,1996
OBS; copiar e responder as questões no caderno
QUESTÕES
1) Em "primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina" o narrador
( ) faz uma crítica à Senhora.
( ) faz uma queixa `a Senhora.
( ) faz uma confissão à Senhora.
2) No segmento "A notícia de sua perda veio aos poucos (.....)", a expressão grifada poderia ser substituída por:
( ) paulatinamente.
( ) incessantemente.
( ) esporadicamente.
3) No fragmento" com os dias, Senhora, o leite pela primeira coalhou "o termo "Senhora desempenha a função de:
( ) sujeito.
( ) aposto.
( ) vocativo.
4) Na passagem " Para não dar parte de fraco, ah , Senhora, fui beber com os amigos " o trecho sublinhado exprime
( ) o modo do narrador ir beber com os amigos.
( ) a finalidade de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a consequência de o narrador ir beber com os amigos
5) No período "As suas violetas na janela, não lhes poupei água e elas murcham" a conjunção "e" tem valor:
( ) aditivo.
( ) alternativo.
( ) adversativo.
6) Na parte nenhum de nós sabe, sem a Senhora , conversar com os outros : bocas raivosas mastigando " , os dois- pontos introduzem um fato:
( ) que explica o fato anterior.
( ) que contradiz o fato anterior.
( ) que complementa o fato anterior.
7) O narrador encerra o texto com:
( ) um apelo à Senhor.a
( ) uma ordem à Senhor.
( ) um conselho à Senhora.
8) O narrador expõe os fatos que fizeram com que a ausência da Senhora não fosse sentida, num determinado espaço de tempo. identifique- os
9) Na oração "(....) ninguém os debaixo da escada " o pronome oblíquo destacado foi empregado para retomar o que ?a que ou a quem ele se refere?
OBS: LER O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO
Competência e Habilidades
Analisar , em um texto , os mecanismo linguísticos utilizados na sua construção;
Tempo de estudos 5 aulas semanais com 45 min cada
Nenhum comentário:
Postar um comentário