GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA
DE ENSINO de São Bernardo do Campo
PROFESSORA: Andreia Vitale
Biologia 1ª B e C Noturno
Recuperação intensiva
Matéria da semana do dia 25/05
a 28/05
Objetivos
das atividades propostas
|
(explicitar os objetos de estudo e
as habilidades a serem trabalhadas)
|
Energia e
Matéria dos seres vivos.
Reconhecer
a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza.
Extrair
informações de diferentes tipos de esquemas.
Roteiro de Estudo
|
(apresentação das atividades, procedimentos detalhados para
realização, material utilizado e forma de registro).
|
1-
Ler e
interpretar o texto.
2-
Copiar o
texto e o desenho no caderno de biologia
3-
Responder as
questões (no caderno).
4-
Entregar no retorno das aulas.
O efeito estufa
Devido
ao excessivo uso dos combustíveis e da prática de queimadas pelo homem o teor
de
dióxido de carbono CO² na
atmosfera aumentou.
Esse
gás forma uma camada ao redor da Terra impedindo a saída de grande parte
do
calor proveniente das radiações infravermelhas do Sol. Isso provoca um
superaquecimento
do nosso planeta denominado efeito estufa.
Isso
está causando um degelo nas regiões polares, o que provoca o aumento do
nível
das águas dos mares causando inúmeras inundações principalmente nas regiões
litorâneas.
01
- Os ciclos biogeoquímicos representam o
movimento de um ou mais elementos na
natureza e estão intimamente ligados aos
processos geológicos, hidrológicos e biológicos.
Entre os ciclos a seguir,
marque aquele que envolve a participação de bactérias do gênero Rhizobium e leguminosas.
a)
Ciclo do carbono. b) Ciclo do nitrogênio. c) Ciclo do enxofre.
d)
Ciclo do fósforo. e) Ciclo do
cloro.
02
- Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, garantem
que
os elementos circulem pela natureza. Entre as afirmações a seguir, marque
aquela que melhor explica o papel dos decompositores nesses ciclos.
a)
Os decompositores garantem a fixação dos elementos químicos no solo.
b)
Os decompositores, ao degradar os restos de seres vivos, garantem espaço para
que novos nutrientes sejam adicionados ao ambiente.
c)
Os decompositores permitem, ao decompor os restos dos organismos, que
substâncias presentes nesses seres possam ser utilizadas novamente.
d)
Os decompositores permitem que o fluxo de energia ocorra em vários sentidos
3– O
ciclo do carbono é um importante ciclo biogeoquímico, principalmente porque
todas as moléculas orgânicas possuem o átomo desse elemento em sua composição. Marque
a alternativa que indica o principal reservatório de carbono no planeta.
a)
Rios e mares. b) Seres vivos. c)
Vegetais. d) Solo. e) Atmosfera.
4-
Enem-2009) O ciclo biogeoquímico do carbono
compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os
oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre
esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos
não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande
relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis
por combustíveis de fontes renováveis.
A
utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca
a)
aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
b)
redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
c)
aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
d)
aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
e)
redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
5- PUC-SP) Analise as equações I, II e III
a seguir:
I. 6CO2+ 12H2O →
C6H1206 + 6O2 + 6H2O
II. 2NH3 + 3O2 →
2HNO2 +2H2O
III. C6H12O6
→ 2C2H5OH + 2CO2
Assinale
a alternativa incorreta referente às equações:
a)
I representa, de forma simplificada, um processo
realizado por organismos clorofilados.
b)
II é realizada por certos tipos de bactérias e está
relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
c)
II é realizada por animais em geral e não está
relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
d)
III representa, de forma simplificada, um processo
anaeróbico realizado por certos tipos de fungos, conhecidos como leveduras.
e)
I, II e III representam, de forma simplificada,
processos bioquímicos relacionados com a ciclagem de matéria nos ecossistemas
6 –
Qual a importância do ciclo do carbono?
Nenhum comentário:
Postar um comentário