segunda-feira, 16 de novembro de 2020

FILOSOFIA 1º ANO A

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Lucilia Laura Pinheiro Lopes - Filosofia

Atividades da semana de: 16 à 30.11.20

Orientações:

  • Após fazer as atividades, tirar foto e enviar pelo  watssap (11) 96175-2912

Ano/série

1ºA


Objetos de estudo




Conhecimento e Política


Competências/habilidades







(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.


Tempo de estudo




2 aulas 

Conhecimento e Política

1.A pergunta sobre a origem de todas as coisas é uma questão que moveu a filosofia desde seu nascimento na Grécia antiga.  “Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência.” BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

Na tentativa de abandono do pensamento mítico fundamentado em imagens e fabulações, buscou-se uma explicação lógica e racional para o princípio originário do mundo.

2. A marca principal da Doutrina ou Teoria das Ideias de Platão é a razão como fonte do conhecimento verdadeiro. 

O filósofo divide o mundo em dois: O mundo das ideias ou mundo inteligível - é o mundo verdadeiro, eterno e imutável, onde habitam as ideias, ou seja, a essência das coisas, que só pode ser alcançado através do intelecto (da razão).

O mundo dos sentidos ou mundo sensível - é o mundo do erro, do engano, onde as coisas mudam e sofrem a ação do tempo. É o mundo em que vivemos e interagimos com as coisas através de nossos sentidos. Esse mundo é uma imitação do mundo das ideias. 

Assim, a razão é capaz de gerar um conhecimento verdadeiro, enquanto os sentidos conduzem ao erro e à mera opinião.

3. Montesquieu foi um filósofo influenciado pelo pensamento iluminista. Com isso, faz críticas ao absolutismo e à centralização do poder. Foi defensor da ideia da tripartição do poder para que houvesse o estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo a partir da regulação entre os poderes, impedindo a tirania própria do poder centralizado na mão de um governante.

4. O Direito é compreendido como uma técnica que tem como objetivo possibilitar a "coexistência dos homens" ("homens" aqui tomado como sinônimo de seres humanos).

Assim, a formulação de um conjunto de regras busca a regulação do convívio social, possibilitando uma relação justa e recíproca entre os sujeitos.

5. Jacques Derrida (1930-2005) desenvolve o conceito de hospitalidade a partir da ideia de aceitação do outro, ou melhor, "incorporação da alteridade".  Receber o outro, aquele que migra, sem impor condições para que isso aconteça exige uma estrutura de pensamento (poética, política e ética).


Estudar: Leia os textos duas vezes ou mais.

  1. Grife palavras desconhecidas, pesquise o significado e anote em seu caderno.

  2. Quais são os filósofos mencionados? Escreva os nomes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário