domingo, 2 de agosto de 2020

BIOLOGIA 1º ANO B,C

                       

                        Omar Donato Bassani  PROFESSORA: Andreia Vitale                         

           Biologia 1ª B e C Noturno

 

          Matéria da semana do dia 03 a 07 de agosto 

             Semana de recuperação intensiva

Objetivos das atividades propostas

(explicitar os objetos de estudo e as habilidades a serem trabalhadas)

Problemas ambientais contemporâneos:

Poluidores do ar, da água e do solo.

Destino do lixo e do esgoto.

Tecnologia para a sustentabilidade

  

                                    

Roteiro de Estudo

(apresentação das atividades, procedimentos detalhados para realização, material utilizado e forma de registro).

1-        Copie ou cole o texto em seu caderno.

2-        Ler e interpretar o texto.

3-        Responder as questões (no caderno).

4-        Entregar na próxima semana as questões.

 

Problemas ambientais contemporâneos

Os desequilíbrios ecológicos

 

Com o aperfeiçoamento industrial e cientifico, nos últimos tempos, o homem tem provocado drásticas alterações na atmosfera, no solo e na água dos mares dos rios e dos lagos. Além disso, tem provocado numerosos desequilíbrios nas cadeias alimentares, com a derrubada de matas e com a matança indiscriminada de animais.

O homem tem usado de maneira desordenada os agrotóxicos que entrando nas cadeias alimentares, vão se acumulando nos níveis tróficos mais superiores. Nem todo desequilíbrio ecológico é causado pelo homem, por exemplo, os incêndios acidentais provocados por raios devastando áreas florestais, as erupções vulcânicas que liberam lavas que destroem o solo e gases que poluem a atmosfera, as inversões térmicas etc., mas esses fatos são irrelevantes diante do que o homem tem feito no sentido de desequilibrar o ambiente. Dos efeitos mais danosos provocados pelo homem está em primeiro lugar a poluição ambiental. Define-se poluição como a presença de agentes físicos e químicos que causam prejuízos a biocenoses.

 

A poluição da água: A água proveniente dos esgotos contendo resíduos de matéria orgânica e micróbios, lançada na água dos rios torna essa água um veículo de doenças. Os detergentes formam camadas de espuma sobre a agua impedindo as trocas de oxigênio entre a água e a atmosfera matando os seres aeróbicos que aí vivem. Os maiores responsáveis pela poluição das águas dos mares são os navios petroleiros, que por limpeza dos reservatórios ou por algum acidente, escoam o petróleo que destrói os componentes do fitoplânton e do zooplâncton.

 

Causas dos desequilíbrios ecológicos.

    Desmatamento: Alterações climáticas, desequilíbrio de cadeias alimentares e erosão.

 Poluição ambiental: Água: Esgotos, agrotóxicos, produtos químicos, industriais, detergentes não biodegradáveis e petróleo jogado na água dos rios e mares. Ar: Gases lançados por industriais veículos automotores;

·      Gás carbônico: aumento do efeito estufa. Monóxido de carbônio: impede a combinação do oxigênio com a hemoglobina do sangue causando asfixia.

·      Dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio: Produz a chuva ácida, que provoca a corrosão de objetos metálicos e prejuízos à saúde. CFC (clorofluorcarbono): Destruição da camada de ozônio, gás protetor da pele contra o excesso de radiações ultravioleta.

 

As sucessões e os desequilíbrios ecológicos

Para obter lucros cada vez mais o seu poderio econômico, de uma época para cá, o homem tem promovido modificações e destruições ambientais que produziram grandes desequilíbrios ecológicos.

 

As florestas tropicais possuem uma grande variedade de espécie em sua fauna e flora. Desta, muitas espécies nos servem de alimento e outras como bases de remédios.

Esse vegetal para se formaram e se desenvolverem demoraram muitos séculos. E o homem, em poucas dezenas de anos está provocando a sua destruição. E para que? Para que sejam transformados em campos de pastagens ou nos locais de derrubada das matas construa usinas hidrelétricas.

 

Lembre-se que: Atualmente os desequilíbrios ecológicos tem como causas principais a ambição desmedida do homem para aumentar o seu poderio econômico, a falta de informação sobre os problemas ambientais e a falta de educação em preservar a natureza.

  

Agora é sua vez: Responda:

 

A partir da leitura do texto motivador e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto sobre o tema “Meio ambiente e poluição no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. ( fonte: ENEM)

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário