segunda-feira, 17 de agosto de 2020

MATEMÁTICA 1º A

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Deise.

Atividades da semana de: 17 a 21 de agosto de 2020 ( 3º bimestre )

Orientações:



Ano/série

1º A


Objetos de estudo














Competências/habilidades













Tempo de estudo








  1. aulas de 45 minutos.


Obs. Consultem os links acima caso tenha dúvidas.

 

Características de um gráfico de uma função do 1º grau 

 

• Com a > 0 o gráfico será crescente.

• Com a < 0 o gráfico será decrescente.

• O ângulo α formado com a reta e com o eixo x será agudo (menor que 90°) quando a > 0.

• O ângulo α formado com reta e com o eixo x será obtuso (maior que 90º) quando a < 0.

• Na construção de um gráfico de uma função do 1º grau basta indicar apenas dois valores pra x, pois o gráfico é uma reta e uma reta é formada por, no mínimo, 2 pontos.

• Apenas um ponto corta o eixo x, e esse ponto é a raiz da função.

• Apenas um ponto corta o eixo y, esse ponto é o valor de b.

 

 

Características de um gráfico de uma função do 2º grau

 

  • Coeficiente a:

O coeficiente a é aquele que dá a principal característica das funções quadráticas que é a concavidade da parábola.

Se a>0 então a concavidade é voltada para cima.

Se a<0 então a concavidade é voltada para baixo.

Outro aspecto é que o coeficiente a representa a abertura da concavidade, quando maior for o valor em modulo de a, maior será a abertura.  

  • Coeficiente b:

O sinal deste coeficiente representa o comportamento do gráfico ao interceptar o eixo y:

se b>0 então o gráfico é crescente ao interceptar o eixo y.

se b<0 então o gráfico é decrescente ao interceptar o eixo y.

Observe no exemplo acima.

  • Coeficiente c:

O valor do coeficiente c representa o valor de y=f(x) no ponto onde o gráfico intercepta o eixo y, assim temos o ponto (0,c).

  • Vértice da função:

O vértice de uma função do 2 grau representa o ponto de máximo, se a<0, ou o ponto de mínimo, se a>0, do gráfico da função. Este ponto é dado por: 

\displaystyle \left (-\frac{b}{2a},-\frac{b^{2}-4ac}{4a} \right ) .

 

Vamos resolver os exercícios: 

 

A tabela a seguir é do exercício da atividade anterior, construa o gráfico dessa função e indique:  o tipo de concavidade, se é crescente ou decrescente e se essa função possui valor mínimo ou máximo.

Para construir o gráfico use os valores de x e y que estão na tabela.


      x

Y=x²-4

    -3

5

    -2

0

    -1

-3

    0

-4

    1

-3

    2

0

    3

5

 

                  

Na Tabela a seguir mostra valores em x e y de uma função de 1º grau, construa uma gráfico e indique: se essa função é crescente ou decrescente, se é positiva ou negativa.

Y= -x+1

-2

3

-1

2

0

1

1

0

 

                                                                                                                   Boa Sorte!

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