Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo
EE OMAR DONATO BASSANI
ATIVIDADES:O que faremos!?
***Discutir os temas das canções atuais e comparar com os das cantigas medievais.
Ler uma versão atualizada da cantiga de escárnio “Ai dona fea...” e debater sua relevância.
***Preparar um projeto para a escrita e a apresentação de uma cantiga satírica de escárnio inspirada nas cantigas medievais.
PREPARAÇÃO:
1-De acordo com o que você conhece sobre as cantigas medievais, em sua opinião, as mulheres eram retratadas de forma adequada?
2-Qual é a sua opinião em relação ao modo que as mulheres são tratadas nas canções atuais?
3-Quais cantoras, hoje, representam vozes femininas no cenário musical atual?Justifique.
TEXTO:“Ai dona fea, fostes-vos queixar”,de João Garcia de Guilhade
Ai dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv’en meu trobar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei todavia;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, se Deus mi perdon,
pois havedes [a]tan gran coraçon
que vos eu loe, en esta razon
vos quero já loar todavia;
e vedes qual será a loaçon:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei
em meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já um bon cantar farei
em que vos loarei todavia;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!
GUILHADE, João Garcia de. Ai dona fea, fostes-vos queixar. Cantigas medievais galego-portuguesas. Disponível em:
https://cantigas.fcsh.unl.pt/cantiga.asp?cdcant=1520&tr=4&pv=sim
TEXTO ADAPTADO
O texto a seguir é uma adaptação da cantiga “Ai dona fea,foste-vos queixar”, de João Garcia de Guilhade.
Elaborado especialmente para São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, 1º ano EM, 3º bim., p. 90.
CantiRap das Trova
Aí, mina chavosa, você foi me encher
que nunca falo de tu nas minha rima;
mais agora vo manda uns verso
em que vo fala de um jeito cabuloso;
e se liga como quero mandar a letra:
lacrou, mitou, meu crush!
E aí bebê, vem de zap!
O texto a seguir é uma adaptação da cantiga “Ai dona fea,foste-vos queixar”, de João Garcia de Guilhade.
Elaborado especialmente para São Paulo Faz Escola, 2020.Caderno do Aluno, 1º ano EM, 3º bim., p. 90.
***Abaixo, paralelamente, há dois textos: o parodiado e o original.
CantiRap das Trova
Aí, mina chavosa, você foi me encher
que nunca falo de tu nas minha rima;
mais agora vo manda uns verso
em que vo fala de um jeito cabuloso;
e se liga como quero mandar a letra:
lacrou, mitou, meu crush!
E aí bebê, vem de zap!
“Ai dona fea, fostes-vos queixar”, de
João Garcia de Guilhade
Ai dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv’en[o] meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei todavia;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!
Compare a linguagem empregada nos textos.
CantiRap das Trova
Aí, mina chavosa, você foi me encher
que nunca falo de tu nas minha rima;
mais agora vo manda uns verso
em que vo fala de um jeito cabuloso;
e se liga como quero mandar a letra:
lacrou, mitou, meu crush!
E aí bebê, vem de zap!
“Ai dona fea, fostes-vos queixar”, de
João Garcia de Guilhade
Ai dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv’en[o] meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei todavia;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!
4-Qual é a diferença quanto ao vocabulário?
5-Qual é a diferença quanto ao nível de formalidade?
6-Que elementos (versos, rimas, estrutura, linguagem,
tema, entre outros) aproximam as cantigas “CantiRap
das Trova” e “Ai dona fea, fostes-vos queixar”?
“Aí, mina chavosa, você foi me encher (Aí)
Ai dona fea, fostes-vos queixar” (Ai)
7-É possível diferenciar os termos em destaque por meio da pronúncia? Justifique.
8-Aí, mina chavosa, você foi me encher
Ai dona fea, fostes-vos queixar
O sentido muda de acordo com a entonação? Por quê?
Relembrando: cantigas de escárnio
Crítica indireta; normalmente, a pessoa
satirizada não é identificada.
Linguagem trabalhada,cheia de sutilezas,
trocadilhos e ambiguidades.
Ironia.
Relembrando: cantigas de maldizer
Crítica direta; geralmente, a pessoas satirizada é identificada.Linguagem agressiva ,direta,por vezes obscena.
Zombaria.
Cantiga de amor:
Eu lírico masculino.
Assunto principal: o sofrimento amoroso do eu lírico por uma mulher idealizada e distante.
Amor cortês; vassalagem amorosa.
Amor impossível.
Ambientação aristocrática das cortes.
Forte influência provençal.
Vassalagem amorosa: o eu lírico usa o pronome de tratamento "senhor".
Cantiga de amigo: ** Eu lírico feminino.
**Presença de paralelismos.
**Predomínio da musicalidade.
**Assunto principal: saudade
**Amor natural, espontâneo e possível.
**Ambientação popular rural ou urbana.
**Influência da tradição oral ibérica.
**Deus é o elemento mais importante do poema.
ATIVIDADE;A cantiga trovadoresca pode ser classificada em dois grupos:
as líricas e as satíricas.
As cantigas se subdividem em: de amigo, de amor, de escárnio ou
de maldizer.
Respeitando as características do gênero (tema, ritmo, rimas,
métrica, entre outras), pesquise, escolha e produza um tipo de
cantiga satírica de escárnio.
Você pode apresentar ao seu professor e para a sua turma através de
uma live utilizando ferramentas virtuais.
PARTE II “Mulheres além do tempo”
Quiz…
1-Quem foi Rosa Parks?
(A)Símbolo da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
(B) Cientista, primeira vencedora do Prêmio Nobel de Literatura.
(C)Atriz francesa de grande destaque e influência.
(D)Militante do movimento feminista brasileiro.
2-Rachel de Queiroz é a escritora de qual grande livro da literatura brasileira?
(A)Perto do coração selvagem
(B)Morangos mofados
(C)O Quinze
(D)Seminário de ratos
3-Quantas vezes a atleta Marta foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo?
(A)9 vezes
(B)8 vezes
(C)7 vezes
(D)6 vezes
4-A cientista Marie Curie venceu o Prêmio Nobel duas vezes:em 1903 e em 1911.Em quais áreas?
(A)Medicina e química.
(B)Física e química.
(C)Economia e medicina.
(D)Paz e literatura.
5-Quem foi a primeira cosmonauta mulher a ir ao espaço?
(A)Sally Ride
(B)Valentina Tereshkova
(C)Ana Lee Fisher
(D)Kathryn D. Sullivan
6-O que você sabe sobre Malala Yousafzai?
7-Por que foram utilizadas aspas nesse parágrafo?
“A educação não pode ser deixada de lado. Especialmente em países que estão enfrentando conflitos. A educação é um direito humano básico. Todos os líderes globais provêm educação às crianças,então,precisamos provê-la a essas crianças também”, disse a Mensageira da Paz da ONU durante visita a campo de deslocados iraquianos.
8-Nesse trecho, em vez de utilizar o nome da ativista,o texto a denomina: “Mensageira da Paz da ONU”.Por que o autor utiliza esse recurso?
“A educação não pode ser deixada de lado. Especialmente em países que estão enfrentando conflitos. A educação é um direito humano básico. Todos os líderes globais provêm educação às suas crianças, então, precisamos provê-la a essas crianças também”, disse a Mensageira da Paz da ONU durante visita a campo de deslocados iraquianos.
9-Malala Yousafzai ficou conhecida por lutar pelos direitos de
meninas irem à escola no Paquistão.
No Brasil, quais direitos das mulheres são desrespeitados?
***OBSERVAÇÃO:CONTINUAREMOS NA PRÓXIMA PARTE III DA ATIVIDADE 3.
ENVIAR SUAS RESPOSTAS PARA O E-MAIL INSTITUCIONAL DA PROFESSORA E /OU WHAT’S+55 11 95838-1446 DA SALA (GRUPOS DOS 1ºANOS)
BONS ESTUDOS!BEM VINDOS AO 3ºBIMESTRE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário