GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO de São Bernardo do Campo
PROFESSORA: Andreia Vitale
Biologia 1ª B e C
Noturno
Matéria
da semana do dia 15/06 a 19/6
Objetivos das atividades propostas |
(explicitar os objetos de estudo e as habilidades
a serem trabalhadas) |
Energia e Matéria dos seres vivos.
Reconhecer a continuidade
do fluxo de matéria e energia na natureza. Extrair informações de diferentes
tipos de esquemas.
|
(apresentação das atividades,
procedimentos detalhados para realização, material utilizado e forma de
registro). |
|
1-
Ler e interpretar o
texto.
2-
Copiar o texto e o desenho no caderno de biologia
3-
Responder as questões (no caderno). tirar foto e mandar via whats ou email
biologa.com@hotmail.com
4-
Entregar na semana
do dia 20/06/2020
Ciclo do fosforo
O fosforo é um elemento químico fundamental para os seres
vivos, para faz parte das moléculas de
ácidos nucleicos ( DNA e RNA) , de
moléculas que atuam nas células como armazenadoras de energia (ATP) e da composição de estruturas como
membranas celulares, ossos e dentes.
Ele é muito reativo e só é encontrado associado a outros
elementos. Para os seres vivos, a forma mais importante é a de íon fosfato.
O principal reservatório de íons fosfato na natureza são as
rochas. Ao serem erodidas, liberam gradativamente esse íon, que é muito solúvel
em água, sendo carregado pelas chuvas para os rios, lagos e mares.
Grande parte do
fosforo fica retida nos sedimentos profundos dos oceanos e dificilmente volta a
participar seu ciclo. Outra parte é absorvida por fotossintetizantes, como as
plantas, e empregada na síntese de moléculas que passam a fazer parte do corpo
desses organismos.
O
fosfato passa assim de sua forma inorgânica para a orgânica. Uma vez
incorporado ao corpo desses produtores primários, é transferido aos
consumidores pela cadeia alimentar.
Esses
retornam ao ambiente pelo processo de decomposição da matéria orgânica presente
nos organismos mortos ou pela eliminação de excrementos, caso do guano das
aves. O ciclo está representado de maneira simplificada na imagem.
Os adubos usados na agricultura são ricos em fosfato,
considerando que os solos nem sempre dispõem de quantidade adequadas para a
nutrição e o crescimento das plantas.
Lembre que:
Com o passar do tempo, as rochas
sofrem intemperismo e o ciclo recomeça.
Assim, o ciclo do fósforo pode ser diferenciado em dois aspectos
relacionados a escalas de tempo:
·
Ciclo de tempo ecológico: ocorre em tempo relativamente
curto. Acontece quando uma parte dos átomos de fósforo é reciclada entre o
solo, plantas, animais e decompositores.
·
Ciclo
de tempo geológico: ocorre durante um longo tempo. Acontece quando outra
parte dos átomos de fósforo é sedimentada e incorporada às rochas.
02- Como podemos diferenciar na escala do tempo o ciclo
do fosforo e o intemperismo?
03- O fósforo é um elemento importante para os seres vivos, fazendo parte, por exemplo, dos ácidos nucleicos. O maior reservatório de fósforo no planeta está localizado em que região?
a) Nas rochas
sedimentares de origem marinha b) Na
atmosfera
c) Na água doce d) No corpo dos seres vivos e)
Nas plantas
04- Sobre o ciclo do fósforo, marque a alternativa incorreta:
a)
A forma inorgânica de fósforo mais
importante biologicamente é o fosfeto.
b)
O fósforo é um elemento de grande
importância biológica.
c)
O intemperismo das rochas adiciona
fosfato ao solo.
d)
O fosfato é absorvido por plantas e
incorporado às moléculas biológicas.
e) A
decomposição retorna o fosfato ao solo.
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