ESCOLA
ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professor: Marcelo
Disciplina - História
Turmas destinadas – 1º ano A
Orientações: ENTREGA professormarcelinho90@yahoo.com.br
Com apoio do texto, livros que
retratam o tema, e sites, responda as seguintes questões.
Esse tema tem como objetivo
realçar o poder do sistema absolutista para valorizar a visão democrática e uma
retomada a temática do 1º Bimestre.
Bom estudo
O Absolutismo
É exclusivamente na minha pessoa que
reside o poder soberano […] É só de mim que os meus tribunais recebem a sua
existência e a sua autoridade; a plenitude dessa autoridade, que eles não
exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso não pode nunca
ser voltado contra mim; é a mim, unicamente, que pertence o poder legislativo
sem dependência ou partilha […] A ordem pública inteira emana de mim, e os
direitos e interesses da Nação, de que se ousa fazer um corpo separado do
monarca, então necessariamente unidos com os meus e repousam unicamente em
minhas mãos.
Fala de Luís XV ao Parlamento francês
em 1766.
Questões
1) O que representou o processo de
formação das monarquias nacionais, gradativamente gestado na Baixa Idade Média?
R.
2) A que estava relacionada a
desestruturação do sistema feudal?
R.
3)
A emancipação das cidades contou com o apoio do soberano e os burgueses se
aproximaram dele com o objetivo de obter maior segurança em suas atividades.
Por sua vez, o que o rei buscava?
R.
4)
Com o intuito de proteger o comércio, o rei começou a recuperar os direitos e
os privilégios que compartilhava com a nobreza, buscando a centralização do
poder. Quais foram as medidas tomadas por ele?
R.
5)
A formação das monarquias nacionais não foi um fenômeno homogêneo, e em cada
reino europeu foi necessário superar problemas internos. Como foi essa formação
em Portugal?
R.
6)
Na França, a formação da monarquia foi uma consequência do que?
R.
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