sábado, 27 de junho de 2020

GEOGRAFIA 1º B,C,D, EJA

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Waldirene

Atividades da semana de: 29/06 – 10/07

Orientações: Pessoal ainda dentro do tema globalização vamos refletir um pouco sobre seus impactos na atual situação que o mundo está passando. Façam uma leitura crítica do texto abaixo para depois responder a questão.

LEIA A REPORTAGEM ABAIXO COM ATENÇÃO PARA RESPONDER A QUESTÃO QUE VOCÊ VAI ENCONTAR AO TÉRMINO DA LEITURA.

                  “Decifrando o coronavírus”: como será o mundo globalizado pós-pandemia

  Entenda as contradições e avanços do mundo globalizado durante a pandemia e o que podemos esperar do futuro. Entre as discussões sobre um “novo normal” após a pandemia do coronavírus, é possível ver que algumas mudanças vieram para ficar.

 Com a intensificação de dois discursos opostos e prevalentes no cenário político, os países dividem-se entre ideais de isolamento e cooperação mundial. O professor de Geografia Claudio Falcão, aponta, contudo, que uma das características inevitáveis da globalização é a resistência constante ao seu progresso, como discursos contra o avanço científico e organizações comunitárias, como a OMS (Organização Mundial de Saúde).

  Entre as consequências da pandemia está uma possível reorganização da economia mundial. O agravamento da disputa entre EUA e China, em que os americanos perdem protagonismo devido à dificuldade em conter a crise e, por outro lado, vemos a dependência internacional em relação aos chineses, surgem novos caminhos para o sistema econômico.

 Nesse quadro, fica claro para o professor uma recessão econômica que deve se agravar não só no Brasil, mas no resto do mundo. Como consequência, a sociedade deve voltar a discutir o papel do Estado, assim como devem surgir novos acordos internacionais para superar a crise.       

  O geógrafo destaca que a ampliação do trabalho e da educação remota, assim como a responsabilidade social das empresas, será uma realidade. Apesar de serem movimentos anteriores à pandemia, durante esse período pudemos perceber a importância de desenvolver e nos adequarmos a essas mudanças.

                                                   “Novo Normal”

 Porém, a pandemia também nos deixa algumas questões para repensar, como a flexibilidade nas relações de trabalho que se consolidou nos últimos anos. O desamparo e o aumento do desemprego durante o isolamento social farão com que voltemos a discutir a organização de trabalho brasileira, assim como a postura política nacional, que sofre uma reviravolta no atual governo.

                                             A valorização da saúde pública

 Além das mudanças nas questões econômicas, a saúde pública pode se tornar um foco das perguntas dos exames no fim do ano. De acordo com Falcão, o SUS tem se mostrado eficiente na contenção da crise, reacendendo o debate sobre a importância da saúde pública.

   Isso é um contraponto à realidade americana, por exemplo, em que as pessoas dependem mais de um sistema de saúde particular. Em todo o mundo, vemos o surgimento da valorização do sistema público e, também, de um importante papel social das empresas de capital privado.

QUESTÃO:

“Entre as discussões sobre um “novo normal” após a pandemia do coronavírus, é possível ver que algumas mudanças vieram para ficar” afirma o professor Claudio Falcão.

RETIRE DO TEXTO OS TRECHOS QUE REVELAM AS MUDANÇAS QUE DEVEM OCORRER NESTE MOMENTO E APÓS A PANDEMIA.

 

 Entregar as atividades – Essas atividades podem ser entregues no retorno das aulas ou no e-mail: wahessel@outlook.com ou pelo whatssap da escola 43547192.

·         Qualquer dúvida -  Perguntar no Blog

 

Ano/série

1° B,C,D,        1ºEJA

 

 

 

Objetos de estudo

 

 

 

 

Globalização e o mundo contemporâneo

 

 

Competências/habilidades

 

 

 

Aplicar os conceitos de globalização

 

 

 

Tempo de estudo

 

 

 

04 aulas

 


Um comentário: